sexta-feira, 11 de março de 2011

Fechando brechas

                                     
(I Pedro 4:12) - Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
(I Pedro 4:13) - Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
(I Pedro 4:14) - Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.
Prova – Palavra que assusta, mas também tranqüiliza.
Assusta porque já começamos a ficar na defensiva, temerosos, aguardando as lutas, os problemas financeiros, emocionais, enfim esperamos problemas.
Mas Deus ele diz que é de grande alegria que sejamos provados e participantes das aflições de Cristo, porque assim resplandecemos a glória de Deus.
Veja José, foi obediente e resplandeceu a Glória de Deus mesmo no cativeiro, Abraão obedeceu a Deus e foi abençoado mesmo em circunstancias aparentemente perdidas.
Uma prova muito complicada e de estremo valor é a prova do amor, Deus nos dá diariamente situações em que podemos aprender a amar e exercitar o perdão uns para com os outros.
O amor diz a palavra cobre muitos pecados -  
(I Pedro 4:8) - Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.
Cobre multidão de pecados porque quem ama o próximo não tem tempo para remorsos, culpas, mágoas, murmurações e uma infinita lista de problemas e problemas.
Perceba que uma pessoa que murmura sempre tem alguém envolvido, mesmo que ela esteja murmurando dela mesmo.
“ Sabe eu não agüento mais essa vida, olha tem fulano que faz isso ou aquilo mas está melhor do que eu!”
“ Meu emprego só a graça, não consigo ser promovido, ou só me cobram me cobram e tem uns lá que só fazem errado”
“O pastor não me dá atenção, tem uns que vão lá todo dia, todo culto estão lá e eu?”
Reparou? Aqui temos invejas, mágoas e comparações desnecessárias, que só fazem alimentar a depressão, a murmuração e o ódio.
Se essas pessoas exercessem amor caberia nela esses sentimentos?
(I Pedro 4:10) - Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
(I Pedro 4:11) - Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
Você quer Glorificar a Deus? quer resplandecer a sua Glória? Ame o próximo.
Imagina quantas brechas você irá tapar em seu muro simplesmente amando.
"É Ricardo, mas é muito difícil amar."
Entendo que sim, mas é muito mais difícil guardar mágoa, remorso, desprezo.

Quem nunca sofreu por uma rejeição? O que aconteceu com sua vida, seus sentimentos, seu corpo? Tem pessoas que entram em depressão, o corpo começa a doer os nervos, a pressão sobe, a cabeça doe, e assim segue a lista.
Acredito então que é muito mais fácil amar, o que torna difícil amar é ter que abrir mão de querer estar certo sempre, é ter que preferir a vontade do próximo do que a sua, é renunciar aos suas vontades para que a do outro seja feita.
Então o passo para amar é renunciar, a conseqüência? Pecados perdoados e uma vida tranqüila.
O passo para murmurar e não perdoar é fazer prevalecer as suas necessidades, conseqüência? ódio, depressão dores e mais dores e morte espiritual.
 (Romanos 13:7) - Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
(Romanos 13:8) - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
(Romanos 13:9) -  Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
(Romanos 13:10) - O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
(Romanos 13:11) - E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
Paulo deixa bem claro aqui, se amarmos ao próximo não cometeremos nenhum pecado, porque não caberá em nós o sentimento de rejeição e de ataque aos outros.
O amor é o melhor Vedacity que existe, coloque amor nas brechas do seu muro.
O amor tudo suporta, vejamos exatamente o que esse  versículo quer dizer:
(I Corintios 13:1) - AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
(I Corintios 13:2) - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
(I Corintios 13:3) - E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
(I Corintios 13:4) - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
(I Corintios 13:5) - Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
(I Corintios 13:6) - Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
(I Corintios 13:7) - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
(I Corintios 13:8) - O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
(I Corintios 13:9) - Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
(I Corintios 13:10) - Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
(I Corintios 13:11) - Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
(I Corintios 13:12) - Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
(I Corintios 13:13) - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
Fantástico, o amor é a cura dos seus muros, perceba que aqui Paulo nos alerta que o amor pode muito em seus efeitos, Reparou porque você não deve murmurar e se comparar com os outros? Não adianta nada você ter dons, não adianta nada você querer estar ao lado de fulano ou cicrano, não adianta nada você querer  ter o ministério, se não tiver amor de nada serve tudo isso.
Imagina  você hoje na sua atual situação, tendo que atender a alguma pessoa que começa a lamentar a vida, a falar daquela pessoa que te magoou e ela começa a desabafar  situações de conflitos com a mesma pessoa. Qual a sua atitude? O que já passou na sua cabeça? O que você iria relatar? Você ajudaria a pessoa a relatar mais situações, ou realmente abria mão dos seus sentimentos, suas inseguranças e ajudaria a pessoa a amar o próximo?
Tapar brechas, seus muros estão caídos e é necessário que você reconstrua, Deus quer usas você, mas como ele pode te usar? Você já se fez essa pergunta? Em que área ou situação Deus pode te usar?
Se você ainda não fez isso comece, porque para isso você foi feito, senão para que mais?
Não pensar o que Deus quer de você onde ele quer te usar é egoísmo, porque ele não te fez para você nascer, crescer, comer, casar, ter casa carro, filhos, estudar, trabalhar e morrer.
Isso é uma vida sem propósito concorda¿ Pra que casar? Pra que trabalhar? pra que tudo isso se Deus não é glorificado?
Você foi feito para o louvor da sua Glória, então está na hora de servir para alguma coisa.
Deus não te colocará em situações em que não conseguirá passar usando amor. Mas é necessário que você esteja em condições de uso.
(I Corintios 15:58) - Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário