quinta-feira, 31 de março de 2011

Ser Templo

Templo = Lugar público destinado ao culto religioso.

Se somos templo temos que ter e dar acesso as pessoas para que vejam e queiram o Deus que está dentro deste templo.
O templo em Jerusalém era o símbolo da presença de Deus entre o povo, o ponto de aproximação de uma nação a Deus. Hoje nós somos esse templo.

Deus quer templos:

(Efésios 2:19) - Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
(Efésios 2:20) - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
(Efésios 2:21) - No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
(Efésios 2:22) - No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Deus nos quer separados para o Espírito Santo. Deus nos quer preparados edificados, para que sejamos terra firme não um castelo de cartas.
Como estamos hoje?

Temos frutos do Espírito? Ou obras da carne?

O que é fruto? Resultado de uma plantação bem sucedida.

Fruto é o resultado da vida de plena comunhão com Cristo.

(João 15:5) - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Dons = Presentes de Deus.

São 9 os dons do Espírito

(I Corintios 12:8) - Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
(I Corintios 12:9) - E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
(I Corintios 12:10) - E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
(I Corintios 12:11) - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Deus distribui conforme a sua generosidade, não que ele seja mais generoso com uns do que com outros, na verdade de acordo com o quanto cabe em cada um.

Da mesma forma são os frutos do Espírito, eles são 9.

(Gálatas 5:22) - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
(Gálatas 5:23) - Contra estas coisas não há lei.

1º Amor –  I Coríntios 13, ainda que eu falasse a língua dos homens...
(Mateus 5:44) - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
(Mateus 5:45) - Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
(Mateus 5:46) - Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
(Mateus 5:47) - E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

Esse é o tipo de amor que Deus deseja, mas repare que esse amor é um dom, Deus presenteia com esse amor, todos devemos pedir esse dom, pois esse demonstra perfeitamente a sua Glória.

2º Alegria – Não a material mas a espiritual.
(Mateus 13:46) - E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.

Alegria Espiritual - (Atos 8:39) - E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
(Atos 16:34) - E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.

Mas se temos Alegria na presença de Deus há plenitude!
(Salmos 16:11) - Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

Com Esse fruto de alegria podemos estar entristecidos, mas estaremos alegres.
(II Coríntios 6:10) - Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.

3º Paz – Para esse fruto Deus gera confiança no homem, somente pode ter Paz aquele cujo coração espera e sabe que Deus fará.
(Isaías 26:3) - Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.

Temos paz, pois fomos justificados , que conseqüentemente foi pela fé em Cristo Jesus.
(Romanos 5:1) - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

4º Longanimidade – ânimo longo, é paciência para suportar as ofensas.
(Romanos 2:4) - Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?

Você deve pregar o evangelho com ela
(II Timóteo 4:2) - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda longanimidade e doutrina.

É necessário ter longanimidade para falar do evangelho, imagine você quando está falando de Jesus para uma pessoa, ela geralmente reluta. Mas você com toda a paciência e compreensão, tenta mostrar a ela a verdade, sem machucar e cutucar muito a ferida para que ela não de um pulo de susto e saia correndo correto?
Isso é longanimidade para com o outro.
Fora que você deve exercer na sua vida para não desistir de lutar.

5º Benignidade – Vem de Deus.Aquele que não apresenta caráter grave.Ou seja tem bom caráter
(Lucas 6:35) - Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
(II Coríntios 10:1) - ALÉM disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco;

6º Bondade – Devemos ter isso como uma grande influencia, isso se espalha e contagia.
(I Pedro 2:12) - Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.

Devemos aprender a ser bons com os outros, demanda fé e vem de Deus, pois como é um fruto ele terá que ter crescimento no Espírito Santo.
Essa bondade não deve ser somente de falar PASSIVA, deve ser ATIVA, ser aplicada.
(Mateus 12:35) - O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
(Mateus 5:16) - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

7º Fidelidade – Lealdade, ser fiel aos seus compromissos com Deus, isso vem de um Don também que vêm de Deus.
(I Corintios 12:9) - E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
(Romanos 3:3) - Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
(Romanos 3:4) - De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.

A Fidelidade de Deus para com o homem é infinita, sendo que a do homem tem tempo certo não é? Quando estamos bem beleza somos fiéis até a morte, mas quando não estamos legal, ai a morte apareceu! Acabou-se a nossa fidelidade com ele.

8º  Mansidão – De Deus
(Isaías 40:11) - Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.

Os homens mansos - (Mateus 5:5) - Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Somente os mansos herdarão o reino, somente os que não explodem por bobeiras, somente os que esperam as coisas acontecerem, somente os que tratam os outros sem nervosismo.

9º Domínio próprio – Temperança, aquele que consegue vencer as lutas, seus medos, seus vícios, ou seja, o vencedor.
(Daniel 1:8) - E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.

Melhor prova de Domínio próprio,Daniel não cedeu ao seu compromisso com o reino de Deus, se manteve fiel e firme mesmo em meio a tribulação e perseguição.
(Atos 24:25) - E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro, Félix, espavorido, respondeu: Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei.
(Atos 24:26) - Esperando ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, para que o soltasse; pelo que também muitas vezes o mandava chamar, e falava com ele.
(Atos 24:27) - Mas, passados dois anos, Félix teve por sucessor a Pórcio Festo; e, querendo Félix comprazer aos judeus, deixou a Paulo preso.

Veja que Paulo também não cedeu aos investimentos de Felix contra sua vida e seu ministério.
(I Corintios 9:25) - E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.

Ser templo é ter Frutos do Espírito e exercer esses frutos, é se sujeitar a Deus e deixar as coisas correrem da forma que deve ser.

Nós geralmente queremos que essas coisas sejam do nosso jeito, mas não deve ser assim, pois não seria perfeito.
(Tiago 4:7) - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Sujeitai-vos, pois a Deus =  BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS
Resisti ao diabo =  E A SUA JUSTIÇA
E ele fugirá de vós =  E TODAS ESSAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS.

Assim venceremos, pois não seremos mais nós , mas ele em nós.
(João 5:30) - Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

Devemos procurar saber qual é a vontade de Deus, e assim seremos morada dele, assim seremos mais que vencedores, assim seremos e teremos o reino de Deus.

(II Crônicas 7:14) - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Um comentário: